Receita de Baião de dois

Publicado por

Baião de dois é uma das 7 maravilhas da gastronomia nordestina. É um prato único e é possível faze-lo em uma panela só. Ou seja, prático, fácil e delicioso.

Por Chef Bruno Tupinambá

O baião de dois, é um daqueles pratos polêmicos que tem vários pais, várias mães, todo mundo diz que o seu é o melhor e no fim, não dá para chegar em uma conclusão. O mais provável é que seja do Ceará, ou ao menos a partir de lá, foi mais comumente difundido. Mas, também é consumido em Pernambuco, Paraíba, Bahia e alguns estados do Norte.

QUAL CARNE E QUAL FEIJÃO UTILIZAR?

CARNE: Tá aqui outra dúvida, que sinceramente, não vale muito ficar esquentando a cabeça. Escolhe sua carne predileta. Carne do sol, Charque. Traseira, dianteira, Charque coxão. Siga seu paladar e o que seu bolso permitir. Lembrando sempre, que o mais importante é deixar a carne dessalgando antecipadamente.

FEIJÃO: Há quem diga que se não for com Feijão Fradinho, não é Baião e sim Rubacão; um primo muito semelhante, quiçá igual ao Baião. Porém, é conhecido justamente por se utilizar o feijão verde e ser aparentemente mais cremoso que seu primo mais famoso. Escolha o mais lhe apetecer.

QUEIJO: Aqui sim…Não tem conversa e nem negociação. TEM QUE SER QUEIJO COALHO! Coalho é o queijo nordestino, feito a partir da levedura retirada do rúmen bovino. Não invente moda!

RECEITA DE BAIÃO DE DOIS

INGREDIENTESQUANTIDADE
Carne do sol ou Charque150 g
Feijão verde ou Fradinho200 g
Arroz branco150 g
Cebola média1/2 und
Tomate maduro
Dente de alho3 und
Queijo Coalho120 g
Leite de coco50 ml
Óleo de sojaQ.B
Coentro ou SalsaQ.B
CebolinhaQ.B
Sal e Pimenta do reinoQ.B
Rendimento: 5 porções individuais.

Modo de preparo

  •  Caso a carne esteja muito salgada, corte em pedaços grandes e deixe de molho na geladeira por 12h, trocando de água pelo menos 3 vezes.
  • Faça o pré-preparo: Pique a cebola, a salsa ou coentro, retire a semente do tomate e corte em cubos do tamanho de um grão de milho, fatie a salsa.
  • Deixe uma panela com água aquecendo.
  • Em uma outra panela, de tamanho médio, aquecida bastante, adicione um fio de óleo e sua carne (deixe a carne alguns minutos fora da geladeira antes de dourar. Doure a carne bastante (coloque a carne e deixe-a, não fique mexendo o tempo inteiro). Quando a carne estiver bastante dourada, adicione a cebola picada e logo depois o alho. Deixe dourar levemente.
  • Adicione o feijão; Tempere com sal e pimenta do reino;
  • Cubra com a água já aquecida até o nível do feijão. Cozinhe entre 15 a 20min, ou até que esteja “al dente”. Experimente para ver o ponto.
  • Adicione o arroz. Complete com água até o nível do arroz. Abaixe o fogo e não tampe. Deixe cozinhar. não precisa ficar mexendo. Quando o líquido já estive quase seco. Experimente. Se o arroz já estiver “al dente”, adicione o leite de coco. Caso esteja ainda muito duro, adicione só mais um pouco de água.
  • Deixe o líquido praticamente secar, desligue o fogo, adicione o tomate e tampe. Deixe tampado por 10min.
  • Enquanto isso, corte o queijo coalho em cubos de não mais do que 0,5cm.
  • Após os 10min. Adicione a panela o queijo, o coentro e a cebolinha.

Dica: Finalize o preparo com uma deliciosa manteiga de garrafa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s